Neste último dia 29 de março, aconteceu a primeira reunião oficial do polo 6 na escola Boa Ventura Queiróz, comunidade de São Brás. Nesta, houve a participação de vários professores de laboratórios de informática da região do eixo forte e tabocal, as escolas representadas foram: Jarbas Passarinho; Boa Ventura Queiróz; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Santa Maria, Nossa Senhora de Nazaré e como participação especial a escola Professor Antônio de Sousa Pedroso de Alter do Chão.
No encontro, houve uma fala inicial da professora Darcilete e mensagem de reflexão com a professora Francisca Romana, que é a articuladora do polo. A professora Romana, explicou como será a dinâmica da reunião e que a pauta já foi repassada na lista de discussão online.
A professora Adevalda encaminha os trabalhos e explica que o seu apoio pedagógico compreende todas as escolas e que o atendimento será gradual e lento por conta da alta demanda;
Em seguida, Tarcísio Ferreira explica como foi o início do Núcleo de Informática Educativa em Santarém e os obstáculo e vitórias no processo; Após o término desta explanação, a professora Darla explica e exemplifica as ferramentas de produção de animação que serão usadas na capacitação, e que resultarão na I Mostra de Curtas de Animação nas Escola Municipais no final do ano. O educador digital Marcelo Lobato fala sobre agendamentos de atividades e proposição de oficinas e ações. Já ao final do encontro, a professora Adevalda organiza e encaminha algumas propostas para a definição de encontros e agendamentos. A primeira oficina é marcada para o dia 12 de abril na escola Boa Ventura Queiróz, sobre animação em Stop Motion. A professora Adevalda conclui com uma fala sobre a necessidade de entrega dos planos de ação e projetos. Ao final, os professores compartilham práticas e metodologias de atendimento de alunos no laboratório de informática e tudo acaba como previsto às 12h.
A participação da escola Antônio de Sousa Pedroso, na pessoa do professor Edilson Freitas, foi bastante significativa, principalmente no sentido de contribuição metodológica, de compartilhamento de experiências e práticas benéficas ao desenvolvimento de atividades e ação nos laboratórios de informática nessa região. Além disso, é de muita importância a participação desta escola nesse processo, por conta da mesma fazer parte de uma realidade geopolítica educacional parecida e assim potencializar as trocas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário