Sobre a Escola

APRESENTAÇÃO
A Escola está situada na comunidade de Alter do Chão, polo turístico. A Vila de Alter do Chão, localizada a margem direita do Rio Tapajós, próximo a confluência com o Rio Amazonas, originalmente habitada pelos índios Boraris, sofreu influencia da colonização portuguesa, primeiramente denominada Missão de Nossa Senhora da Purificação e posteriormente Alter do Chão, nome dado pelos portugueses relacionando com cidades em Portugal assim como em muitos outros locais na região. Foi elevada a categoria de vila em 6 de março de 1758 e sofreu ocupação espontânea decorrente de chegadas de famílias inicialmente da região e posteriormente de vários lugares do Brasil e do mundo. Refugio de embarcações e de pescadores a vila passou por pequenos ciclos econômicos que evoluíram até sua recente descoberta para o turismo. Devido a sua localização centralizada em um complexo e diversificado ecossistema amazônico, serviu de base para muitas pesquisas nos mais variados elementos, chegando a denominar uma das mais importantes formações de solo amazônicas e recentemente a divulgação do maior aqüífero de água doce do planeta.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola foi criada em 30 de maio de1985, pelo decreto nº 772/85 – DAD, recebendo o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antônio de Sousa Pedroso, localizada na vila de Alter do Chão, Rua Pedro Teixeira, s/n, Região do Tapajós, Município de Santarém, estado do Pará. Sua inauguração deu- se em 1º de junho de 1985. A escola iniciou seu funcionamento com quatro salas de aula, 49 alunos de 5.ª série do ensino Fundamental e seis professoras. Tendo sua primeira turma concluindo a 8.ª série no dia 26 de Janeiro de 1989, com 22 alunos, como paraninfa a professora Maria Olívia Araújo Sousa, usando o salão paroquial da comunidade para o evento.
A comunidade em 22 de maio de 1992 através de convenio entre secretaria municipal e secretaria Estadual, representada pela professora Socorro Colares e Irlando Freire, como prefeito Dr. Ronan Liberal e governador Jader Fontenele Barbalho, conseguiram a implantação do Ensino Modular Magistério (SOME). Em março 1999 foi implantado o ensino médio regular anexo Dom Thiago Rayan, com duas turmas de primeira série, com setenta e nove alunos. A estrutura física do educandário teve reforma em 1998, sendo em caráter de ampliação de um novo pavilhão, com 10 salas de aulas, 1 cozinha e banheiros de acordo com as exigências do MEC.
A escola passou a contar com dez salas de aula, todas com quadro branco, uma sala de leitura com acervo do Projeto Biblioteca Vaga Lume, diretoria, sala de professores, secretaria, cozinha, banheiros, refeitório, maloca e pracinha.
No dia 20 de agosto de 2005 na gestão da Prefeita Maria do Carmo e da Secretaria de Educação, Professora Raimunda Lucineide Pinheiro, a escola passou por nova reforma, pintura do prédio e do muro, reforma nas instalações elétricas.
A partir de Junho 2006 a coordenação da SEMD comunicou a direção da referida escola a gestora Maria da Conceição Lima de Sousa que a escola Professor Antônio de Sousa Pedroso estava contemplada a funcionar como educação indígena, pois a comunidade sempre buscou resgatar sua identidade e auto reconhecimento de sua etnia Borari valorizando a cultura de seu povo.
Em 2008 foi construída a quadra de esporte mais três salas de aulas para educação Infantil.
A escola possui autorização, para o Ensino Fundamental de1ª a 8ª série e 1ª a 4ª etapa, modalidade Educação de Jovens e Adultos. Seu reconhecimento foi dado Resolução 059 do CEE, de 08 de março de 2007.
A escola funciona nos três turnos: matutino, das sete e trinta horas às doze horas e quinze minutos. No vespertino, das treze e trinta horas às dezoito horas e quinze minutos. No noturno, de dezenove horas às dez horas e quarenta e cinco minutos.
Há na escola o conselho escolar que contribui nas questões burocráticas, pedagógicas e administrativas. Auxilia a direção da escola a desenvolver um trabalho integrado com a comunidade escolar, sendo que as reuniões acontecem bimestralmente, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Diante disso, procuramos desenvolver o ensino de qualidade para se realizar uma aprendizagem eficaz na formação dos cidadãos conscientes acreditando que a educação é a solução para a maioria dos problemas da sociedade.

MISSÃO DA ESCOLA:
Desenvolver um ensino de qualidade visando à formação integral do ser humano ético e crítico, sujeito do contexto social e capaz de transformar o ambiente em que vive. Buscando a construção de uma sociedade mais justa.

VISÃO DA ESCOLA:
Ser uma escola reconhecida nacionalmente por oferecer educação de qualidade pautada em práticas educativas adequadas às necessidades sociais, culturais, políticas e econômicas.

OBJETIVO GERAL
Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta, além de favorecer o desenvolvimento social da comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Desenvolver atividades pedagógicas de importância para o trabalho docente.
-Auxiliar nos planejamentos projetos realizados pelos professores.
-Reduzir o índice de evasão e reprovação na escola
-Lançamento de campanhas para estimular o interesse e aprendizagem dos alunos
-Oferecer aulas de reforço
-Desenvolver estratégias através da elaboração de trabalhos coletivos;
-Motivar os alunos à consciência de seu papel, colocando-lhes trabalhos individuais e coletivos,
-Integração entre comunidade, professor, alunos e o Diretor
-Acompanhar mensalmente a freqüência e desempenho dos alunos
-Divulgar para os pais, comunidade, equipe escolar todos os critérios e procedimentos adotados em acordo.
-Realizar estudo diagnóstico do desempenho dos alunos,
-Elaborar um programa de avaliação com instrumentos metodológicos por série.
-Levantar temas de interesse junto aos pais, comunidade e equipe escolar para realização de projetos.
-Estimular a comunidade escolar para o desenvolvimento das habilidades e competência baseado nos quatro pilares da educação
-Reconhecimento da escola.

CONQUISTAS
-Formação do Conselho Escolar;
-Ampliação da escola com novas dependências: Cozinha, banheiros, equipamento mobiliário, arquivos;
-Construção de mais 3 salas de aulas e quadra de esporte;
-Aquisição de equipamentos de informática como computadores, filmadora, etc.;
-Construção do barracão para reuniões, Sala do AEE, Laboratório de Informática e Biblioteca;
-Projeto sócio educativo garoto nota 10 e Projeto Navegar;
-Parceria Unicef Itaú social (Formação Educação Integral),
-96% de nos funcionários são efetivos;
-98% dos professores com formação de nível superior e outros cursando especialização;
-Ensino Médio Anexo ao colégio Dom Tiago Ryan;
-Educação de Jovens e Adultos;
-Aceleração da Aprendizagem e Rede Vencer;
-Participação na Prova Brasil, Aluno Nota 10 e Olimpíada de Matemática e Português;
-Educação Infantil;
-Parceria com Amigos do Esporte e Esporte e Lazer;
-Programas federais como o Bolsa Família e PETI;
-Educação Especial;
-Formação Continuada;
-Participação e Gestão Democrática;
A todas estas conquistas da escola, acrescentamos o apoio da equipe escolar, pais, conselho escolar, alunos e amigos da escola.

BIOGRAFIA ANTÔNIO DE SOUSA PEDROSO
http://escolaborari.blogspot.com.br/p/blog-page_15.html

ESCUDO E BANDEIRA DA ESCOLA
http://escolaborari.blogspot.com.br/p/blog-page_23.html 

NOMENCLATURA DOS ESPAÇOS