27 de setembro de 2016

A GRANDE FESTA DO ÇAIRÉ

Por: Ludimila Zeni
O Çairé começou no dia 15 de setembro pela manhã, na Praça do Çairé com o rito religioso, logo depois, todos foram até a praia buscar os mastros que são dois: um para os homens e outro para as mulheres. Eles carregaram os mastros da praia até a Praça do Çairé, ao chegar lá eles enfeitaram os mastros. Encerrando este primeiro momento foram levantados os mastros, o que representa a abertura oficial da parte religiosa do Çairé. 
No mesmo dia pela noite, começaram as programações da parte profana, com várias apresentações, dentre elas a da nossa escola com a dança Brincando de Çairé, que estava muito linda, houve rainhas com lindos vestidos, além do Carimbó da escola que estava muito bonito. Depois houve a apresentação de algumas outras danças e por fim uma demonstração de alguns itens dos dois Botos. 
No dia 17 de setembro, foi o dia da apresentação dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, estava tudo muito lindo, o Tucuxi tinha como tema “A festa das Cores”, que foi bem utilizado, pois suas alegorias estavam cheias de cor e brilho, já o tema do Cor de Rosa era “Santarém meu lugar”, que também estava perfeito, mostrando as belezas de nossa bela Santarém. No dia 19 de setembro foi o último dia, pela manhã aconteceu o encerramento da parte religiosa com a derrubada dos mastros, pela tarde houve a apuração dos votos com os botos e eles decidiram que o campeão deste ano foi o Boto Tucuxi, mas é preciso dizer que os dois mereciam ganhar, pois se esforçaram muito e estavam muito boas as apresentações. Ainda pela noite, ocorreu a última festa que foi a festa dos barraqueiros com o som de bandas regionais. E foi assim que aconteceu a grande festa do Çairé deste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário