3 de outubro de 2017

Çairé 2017

Por: Maria Eduarda

No dia 21 de Setembro de 2017, visitantes, autoridades e comunitários participaram da programação que marca a abertura oficial da Festa do Çairé. 
Fogos de artifícios acordaram os moradores e visitantes de Alter do Chão. Era o chamado para a abertura do Çairé com a busca dos mastros. 
No barracão da festa, os personagens do ritual religioso desceram em direção à praia da Gurita, mais conhecida como Praia do Cajueiro, onde os mastros do Juiz e da Juíza da festa aguardavam para a tradicional procissão até a praça do Çairé. 
A busca dos mastros iniciou por volta das nove horas. Sob sol forte, homens e mulheres carregaram os mastros até a praça do Çairé. 
O levantamento dos mastros é uma grande festa na abertura de Çairé, pois envolve uma disputa sadia entre homens e mulheres. 
Antes de serem erguidos, os mastros foram enfeitados, com folhas, frutos e até garrafas de bebida. No topo de cada um, vai uma bandeira que representa o Juiz e a Juíza da festa. E não há quem fique de fora da disputa de quem levanta o mastro primeiro. E nesse ano, os homens foram os vencedores. 
Tudo estava muito bom, alunos e funcionários da escola Professor Antônio de Sousa Pedroso foram fardados para representar a escola e participaram ativamente, assim como já se tornou tradicional na programação escolar todos os anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário